quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cartas a um jovem poeta

Por Roberta Peixoto

No meu aniversário, ganhei um livro (Cartas a um Jovem Poeta - Rilke) de meu amigo Marcio. Já perdi as contas de quantas vezes li e reli (não me canso!) as cartas de Rilke. Acho que o mesmo aconteceu com meu amigo, que marcou no livro a sua carta preferida (o que eu achei o máximo).

Rainer Maria Rilke nasceu em Praga em 4 de dezembro de 1875. É considerado como um dos mais importantes poetas modernos da literatura e língua alemã, por sua obra inovadora e seu incomparável estilo lírico.

Não deixem de ler e conhecer a sua obra, que tem como principal característica explorar o próprio interior. Em "Cartas a um Jovem Poeta", dirigidas a Franz Xaver Kappus entre 1903 e 1908, o autor revela traços importantes de sua personalidade, com pensamentos profundos e firmes.
Belíssimo livro!

Segue um trecho:

"...Tira-me a luz dos olhos - continuarei a ver-te
Tapa-me os ouvidos - continuarei a ouvir-te
E, mesmo sem pés, posso caminhar para ti
E, mesmo sem boca, posso chamar por ti.
Arranca-me os braços e tocar-te-ei com o meu coração como se fora com as mãos..
Despedaça-me o coração - e o meu cérebro baterá
E, mesmo que faças do meu cérebro uma fogueira,
Continuarei a trazer-te no meu sangue..."

Nenhum comentário: