sexta-feira, 14 de novembro de 2008

E dar as mãos é dar de si além do próprio gesto!

Por Roberta Peixoto

Semaninha tumultuada essa! É matéria que tenho que entregar para revista do TCC; matéria para revista que escrevo; para o jornal do meu trabalho; para o jornal da faculdade; para o site da Estácio e ainda por cima apresentação de trabalho para amanhã contando sobre a vida de Augusto Comte (filósofo Francês, propositor da sociologia).

E sabe a parte que me cabe explicar???? A vida pessoal do cara... ai Meu Deus! O homem é o fundador do Positivismo (segundo ele, "ver para prever, a fim de prover" - como fundamento) e eu não vou falar nada sobre isso...vou é contar o lado podre (to de TPM) da história: a vida “pessoal” dele (eu mereço!).

Vou ter que contar que o cara casou, se separou depois de 17 anos (sua mulher reclamava de seu temperamento) e conheceu Clotilde (mulher casada e abandonada pelo marido), com quem não poderia se casar e por quem se apaixonou (platonicamente, creio eu).

Com sua morte, 1 ano depois, o amor do filósofo por Clotilde se transformou em veneração, ele devotou o resto da sua vida à memória do “seu anjo”: “Apenas a ti, minha santa Clotilde, estou reconhecido por não sair desta vida sem ter experimentado as melhores emoções da natureza humana. Um ano incomparável fez surgir espontaneamente o único amor, puro e profundo, que me era destinado”. Tudo isso em 1845. Ai ai! ...1 ano fez esse estrago todo! (maldita TPM).

E como não chegar em casa e fumar um belo cigarrinho? (Carlton, que fique bem claro). O problema é que não tenho mais cigarro em casa, já que estou fazendo um “tratamento” para largar de vez esse vício (agora uso uns adesivos com nicotina, o “Max” da humilhação!), e na bula dos adesivos vem escrito: em caso de desespero (aumentei!) ligue para uma amiga e distraia sua cabeça.

Assim foi feito:
- Mi, olha o que me aconteceu hoje (blá blá blá blá). E quer saber o pior? EU NÃO TENHO CIGARRO EM CASA. E quer piorar mais um pouquinho? EU TAMBÉM NÃO TENHO UMA CAIXA DE BIS para devorar (blá blá blá).
E ela com toda calma:
- Beta, fuma seu braço! Você não falou que tem nicotina nesses adesivos?
Acho que Millena não ta bem...rs..mas ela tentou prestar uma solidariedade.

E por falar nisso, voltando à minha apresentação de amanhã, o sinônimo de solidariedade é a palavra “altruísmo”, criada em 1830 por Comte, para caracterizar o conjunto das disposições humanas que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros.
Sim, na minha opinião ele foi altruísta: - amou sem ser amado (os filósofos de plantão vão me matar!), e não pediu nada em troca com seu amor...simplesmente amou...
E será que existe esse “altruísmo" nos dias de hoje?
- Sim, existe!
Conheço gente assim! ai ai ...eu mereço mais uma vez!

Nenhum comentário: