domingo, 28 de dezembro de 2008

Brindo a casa, brindo a vida, meus amores, minha família...

Por Roberta Peixoto
Reveillon! Está chegando a hora de brindar o ano que se inicia...que tal escolher uma boa bebida para esse brinde? Espumante, Prosecco ou Champanhe?
Em primeiro lugar, é importante saber a diferença entre eles:

Espumante: nome "genérico", utilizado para todo vinho espumante. É um vinho fabricado da mesma forma que se fabrica um vinho branco, ao qual se acrescenta uma mistura chamada liqueur de tirage. A adição desse componente é que vai produzir uma segunda fermentação no vinho base. Esta segunda fermentação será a responsável pelo acréscimo do gás carbônico, característica de um vinho espumante. No Brasil, temos bons espumantes, como o Chandon (o Excellence é ótimo), Salton e o Dal Pizzol.

Prosecco - (em esloveno Prosek) é originário da região do Veneto na Itália. Prosecco é o nome da uva que produz este tipo de espumante. É elaborado pelo método “Charmat”. Seu nome também identifica o vinho branco espumante. Existem marcas no mercado brasileiro, mas uma boa indicação de compra é a região estampada no rótulo (Conegliano e Valdobbiadene).

O champanhe ou o champanha (em francês champagne) é produzido na região de Champagne, a nordeste de Paris, na França. Existem espumantes franceses que não são produzidos dentro dessa área, então não adquirem a denominação Champagne. Sendo assim, “Ii n’est Champagne que de la Champagne!” (Não é Champagne se não for da Champagne). As uvas usadas são a Chardonnay, Pinot Meunier e Pinot Noir, podendo ser branco ou rosé, nunca tinto. E como descreve Dom Pérignon em uma simples frase, explicando o champagne: "Parece que estou bebendo estrelas".

Mas não importa a bebida, seja ela espumante, champangne, ou mesmo cidra, cerveja, água e refrigerante. O que vale é brindar junto das pessoas que ama. É o que eu vou fazer.... Tim Tim!

Nenhum comentário: