sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cuide de você...

Acabei de ler na Revista Marie Claire uma matéria assinada por Constança Tatsch, com título “A exposição do Adeus”. A matéria trata de uma exposição de arte, que tem como ponto de partida uma carta de ruptura, ou melhor, um belo “pé na bunda” que a artista plástica Sophie Calle tomou de seu namorado, o escritor Grégoire Bouillier. Com isso, resolveu transformar suas palavras, ou melhor, o “adeus”, em uma exposição.

“Cuide de você” ou “Prenez soin de Vous”, em francês, era a frase final do “fora” mandado por e-mail. “Levei essa recomendação ao pé da letra”, disse Sophie. Assim, ela convidou 107 mulheres, entre elas, juíza, atriz, taróloga, antropóloga, a darem sua interpretação para a carta. A partir dessa idéia, montou uma instalação com textos, fotografias e vídeos. A exposição de arte que está acontecendo no Museu de Arte Moderna de Salvador nesse mês, deve passar por São Paulo.

Como é difícil esse tal de “adeus”....
Por isso, até breve!

“Parece bem interessante, recebi uma carta de rompimento, e não soube respondê-la. Era como se ela não me fosse destinada. Ela terminava com as seguintes palavras “Cuide de você”. Levei essa recomendação ao pé da letra, pedi a 107 mulheres, de acordo com a profissão, para interpretar a carta. Analisá-la, comentá-la, dançá-la, cantá-la. Esgotá-la. Entendê-la em meu lugar. Responder por mim. Era uma maneira de ganhar tempo antes de romper. Uma maneira de cuidar de mim.” Sophie Calle.

Um comentário:

Terapia Coletiva disse...

Ei, to em Salvador e resolvi procurar no MAM, mas a exposição so chega por aqui dia 22 de setembro. Neste mês de julho, ela está no SESC de SP. Bjs.